Dia 1: Zagrebe - Chegada de São Paulo em Zagrebe (capital croata).

Saímos de São Paulo (Guarulhos) no dia anterior rumo a Zagreb por um voo da companhia Swiss Airways com escala em Zurich. Por conta de alguns atrasos de voo acabamos chegando muito tarde em Zagreb a tempo apenas de retirar o nosso carro alugado, dar uma voltinha no centro (e comer um fast food genérico) e seguir para o hotel descansar para a viagem no dia seguinte.

Dia 2: Lagos de Plitvice/Split - Viagem de Zagrebe a Split - Lagos de Plitvice.

Partimos de manhã bem cedo em direção a costa croata e paramos no famoso parque dos lagos de plitvice. Ao chegar no parque, pagamos a taxa de entrada (150 kunas - USD25), pegamos um mapa e logo optamos por realizar a trilha mais longa que passa por todas as cachoeiras.

São aproximadamente 2 horas de viagem na maior parte por rodovias de grande porte. Fácil acesso com auxilio de GPS...

Ao fina do dia chegamos em Split, linda cidade litorânea onde ficamos hospedados no centro histórico que é ao lado do porto (onde estão os principais restaurantes e bares). O centro histórico é composto por charmosas ruelas por onde só se anda apé (deixamos o carro durante toda a estadia em um estacionamento da cidade).

Chegando na cidade fomos jantar no calçadão do porto e depois fomos para o nosso hotel (Apartments Dujam) descansar.

Dia 3: Split/Hvar - Curtindo a manhã em Split e partindo para Hvar.

Curtimos um pouco do porto de Split pela manhã e, logo após o almoço, pegamos o nosso ferry boat com sentido a Hvar.

Chegamos em Hvar pelo porto de Stari Grad e seguimos de carro até o porto mais famoso da ilha onde estão os principais hotéis, restaurantes, bares e agências de turismo.

Dirigimos cerca de 30 minutos para cruzar a ilha por uma estrada sinuosa e ingrime até chegar ao nosso hotel Pharos Bayhill Hotel.

Dia 4: Hvar - passeio de barco pelas grutas azul e verde e praia stiniva.

Ainda em nosso hotel fechamos um passeio de barco (em lancha dividida) para visitar as famosas grutas azul e verde de Hvar além da maravilhosa praia Stiniva (considerada por muitos uma das mais bonitas da região). O passeio termina com uma parada na ilha Palmizana com excelentes opções de restaurantes.

Terminamos o dia com um lindo por do sol no beach club mais famoso da ilha, o Hula-Hula.

O passeio de barco é imperdível, um dos mais tradicionais da ilha e vale muito a pena. Foi nele, porém, que descobrimos que a água do mar da croácia apesar de extremamente convidativa é também muito gelada! Além disso, recomendo levar uma meia de neoprene para nadar pois o chão é cheio de pedras que abrigam muitos ouriços (acreditem, descobri da pior forma possível).

Dia 5: Hvar - passeio de barco alugado pelas ilhas pakleni.

Mais uma vez por meio de indicação do nosso hotel escolhemos uma agência (são inúmeras opções) para alugar um barquinho particular para passear. Optamos por alugar o maior barco que se é possível pilotar sem ter habilitação. Com uma mapa em mãos e alguns "lanchinhos" na mochila, saímos explorando as ilhas Pakleni (logo em frente ao porto principal de Hvar) e curtimos o dia todo nos ancorando em baías desertas.

O dia terminou com um jantar de vista incrível para o porto da cidade.

Dia 6: Dubrovnik - viagem de Hvar para Dubrovnik.

Logo pela manhã pegamos o nosso carro e partimos para a mais longa "pernada" da viagem até Dubrovnik. Precisamos cruzar a ilha de Hvar inteira para pegar o ferry boat no porto de Sucuraj com sentido a Drvenik e, então, dirigir até lá.

Trajeto de aproximadamente 1:30h por uma estrada extremamente sinuosa mas com boas oportunidades para parar e apreciar a vista.

Mais duas horas de viagem depois, chegamos no nosso hotel em Dubrovnik a tempo de apreciar um lindo por do sol "logo ali"...

Dia 7: Dubrovnik - Conhecendo a cidade histórica no ultimo dia de viagem.

Se locomover por Dubrovnik é muito fácil, mais uma vez deixamos o carro guardado no nosso hotel (Hotel Neptun) e utilizamos o transporte publico da cidade (ônibus) para irmos até o centro histórico. O centro histórico de Dubrovnik é cercado por uma linda muralha de pedra (cuja uma das principais atrações é dar a volta na cidade por cima do muro) e banhado pelo mar. Muro a dentro não entram carros e é possível transitar apé por entre as lindas ruelas da cidade descobrindo um novo restaurante a cada esquina. Dica: a cidade fica ainda mais linda durante a noite quando os cruzeiros carregados de turistas já partiram...

Além disso, a cidade de Dubrovnik é famosa pelas gravações da serie Game of Thrones (na foto a direita o cenário da cena "walk of shame").

Após uma manhã inteira caminhado pelo centro histórico de Dubrovnik, já com as malas no carro, seguimos para o aeroporto da cidade onde devolvemos a nossa condução e pegamos um voo para Atenas - Grécia onde a nossa viagem continua. Mas isso é para um outro post...

Quer saber mais detalhes?